Configurar compactação do HTML gerado diretamente no httpd.conf

Configurar compactação do HTML gerado diretamente no httpd.conf

O problema ao se utilizar/ativar a compactação do HTML gerado pelo código em execução é que em alguns casos é disparado um erro interno no servidor devido ao tamanho da página, logo porque não conseguimos configurar o tamanho do buffer que será utilizado pelo gzip no Apache. Um outro problema ainda é que todas as páginas chamadas em uma requisição terão que ter esse código para ativar a compactação, ou seja:

Caso você tenha um site com os arquivos ‘contato.php’, ‘categorias.php’ e ‘cadastro.php’ você iria ter que colocar o código em todos eles.

Se configurarmos no arquivo httpd.conf do Apache, podemos definir diversos parêmetros para a compactação do serivdor.

Para ativarmos a compactação, segue os parâmetros que você deve adicionar no arquivo httpd.conf do seu Apache:

Neste exemplo acima para a chave SetEnvIfNoCase é definido que não iremos compactar imagens nem vídeos através da expresão regular que irá analisar a URI requisitada.

Para a chave DeflateCompressionLevel definimos o parâmetro ‘9’, no caso é o parâmetro do GZIP para ‘alta compactação’.

Para quem utiliza o XAMPP, esta configuração também funciona.

Considerações finais

Usar a compactação das páginas traz comodidade para o usuário com o tempo de carregamento da página sendo menor, uma economia no tráfego de conteúdo baixado (texto/HTML) mas por outro lado iremos ter mais uso do processamento no servidor devido ao fato em que todas as requisições terão a sua resposta compactada.

Caso necessário ainda temos outras alternativas, podemos compactar os arquivos Javascript e CSS antes de colocarmos no ‘ar’ os mesmos. Na WEB existem diversas ferramentas para este fim, particularmente eu sempre utilizei a Yahoo Compressor para CSS e Javascript.

E por fim e não menos importante, é sempre bom pesquisar sobre dicas de desempenho na WEB, as vezes conseguimos resolver problemas como o tamanho de uma página através de uma simples organização do conteúdo exibido e dos arquivos JS, CSS e imagens que são incorporados em nossa página WEB.

Referências

Apache.org – mod_deflate

Viva o linux – Configurando o mod_deflate escrito por Fabio Nunes

Blog Linux