Mudar a resolução do modo texto no Ubuntu 10.10

Boa tarde a todos,

Estou voltando a postar novos artigos aqui e hoje vou deixar uma dica muito bacana para quem quiser mudar a resolução do modo texto do Ubuntu. Me bati um tempo procurando como fazer, tentando configurar pelo console-setup e não havia dado muito certo. Por fim a forma que deu certo foi modificando alguns parâmetros na inicialização do grub2, adicionando algumas linhas de configuração.

Para esta configuração eu instalei o grub2 e removi o grub(1) do meu Ubuntu, acredito que o nativo já seja o 2 e você não necessite mexer nisto.

O procedimento que eu fiz foi relativamente simples, não sei se é o correto com base na documentação do grub2, mas o que eu fiz foi editar o arquivo de header do menu do boot, este arquivo está no caminho /etc/grub.d/00_header .

Mais ou menos na linha 140, eu adicionei algumas instruções dentro de um IF do bash da inicialização do pós-boot do grub para os itens do menu, que no caso é a escolha da resolução do console e não da parte gráfica.

Esta é toda a modificação feita no grub2, depois de adicionar estas linhas acima salve o arquivo ’00_header’ e execute o comando ‘update-grub2’ que o mesmo irá aplicar as configurações na MBR da sua máquina.

Para ver o modo texto com a nova resolução é necessário reiniciar o Ubuntu.

Referências

https://help.ubuntu.com/community/Grub2

http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1195275

Espero que tenham gostado, para seguestões e dúvidas utilizem a área de comentários abaixo.

Abraços.

Linux