Criando e traduzindo automaticamente o seus arquivos .properties com o Google Translate API

Boa tarde a todos,

Para quem desenvolve projetos Java com suporte a internacionalização sabe que é chato ficar atualizando os N arquivos de idiomas que você poderá ter. Uma alternativa para isso é você utilizar o serviço da API do Google Translate para fazer a tradução básica das chaves de tradução do seu projeto.

Obs: essa tradução é somente para você ter uma idéia de como irá ficar sua aplicação internacionalizada, logo porque o serviço de tradução da Google não é 100% seguro, mas já ajuda muito caso você queira somente revisar o que ele lhe traduziu.

Implementação

Eu automatizei a tradução aqui, ou seja, criei um projeto Java normal com uma lógica para ler um arquivo .properties (PropertyResourceBundle) e exportá-lo para N idiomas diretamente. Para utilizar o serviço você precisa de um HTTP Referer, ou seja, um site de referência que estaria “solicitanto” a tradução, assim você pode informar qualquer URL .

Abaixo segue o método main do projeto:

Basicamente a implementação deste projeto é só a leitura, requisição da tradução chave à chave e depois criar um arquivo no diretório ./dist/out que está dentro do projeto e pronto!, você já pode copiá-lo para o seu projeto.

Caso você queira fazer uma implementação você irá precisar do respectivo JAR da API da Google.

Para fazer o download dessa aplicação segue o endereço abaixo:

http://www.mediafire.com/file/dst4uue7vxkx4dj/google-translate.zip

Referências

http://code.google.com/intl/pt-BR/apis/language/

Blog Java