Associando arquivos JSP (JNLP) ao Java Web Start no KDE 4.x

Boa noite pessoal,

Utilizo uma ferramenta Java Desktop e a mesma é acessada através de um launcher JSP que na verdade deveria ter a extensão JNLP (Java Network Launching Protocol).

Bom, o problema da extensão do arquivo é de menos, logo toda a vez que necessito abrir eu preciso usar o menu de contexto e procurar uma aplicação ou comando para executar esse arquivo corretamente. No Windows é fácil porque ele mantém uma lista dos aplicativos elegíveis no menu de contexto “Abrir com…“, já nos ambiente Linux a coisa é um pouco diferente.

Eu utilizo o KDE 4 da distribuição Linux Mint (ubuntu based), toda a vez que eu necessitava executar o arquivo precisava ir no menu de contexto e selecionar a aplicação e/ou comando para abrir o meu arquivo JSP disfarçado de JNLP, isso está representado na imagem abaixo:

O problema é que toda a vez eu necessito fazer isso, porque simplesmente o recurso de “lembrar associação” não mantém a sua configuração depois reiniciar a sessão. A situação complica de vez quando instalamos o Google Chrome, mas porque?! Porque ele executa os arquivos com base nas pré-definições do seu ambiente, ou em miúdos usa o “xdg-open” jogando a responsabilidade de abrir para o gerenciador gráfico.

Para resolvermos o problema que não deveria ser um problema se tivessem seguido a especificação da JNLP, vamos usar as configurações de Associações de Arquivos do ambiente gráfico do KDE 4. Para acessarmos esta tela podemos usar os recursos do ambiente mesmo, pela inicialização rápida “Alt + F2“:

Acesso pela inicialização rápida.

Ou então pelo menu principal usando o recurso de busca semelhante ao da imagem de cima:

Bom, agora basta a gente configurar o tipo do arquivo com a aplicação devida. Para isto temos na tela uma árvore de opções dos tipos conhecidos, e vamos abrir o nó “application” e selecionar o item “x-java-jnlp-file“. Uma vez selecionado ele irá apresentar os tipos de arquivos atualmente associados, como na imagem abaixo:

No lado direito temos duas áreas, a superior com as extensões de arquivos e abaixo uma lista de programas e/ou comandos pré-definidos onde o primeiro programa é o aberto por padrão. Agora vamos adicionar um novo padrão de arquivos passando o valor “*.jsp” e para as aplicações/comandos vamos adicionar o programa Java que abre os arquivos JNLP, o “javaws” (Java Web Start). Em linha de comando seria:

Veja as imagens abaixo com as telas de configuração do tutorial:

This slideshow requires JavaScript.

 

Referências

http://userbase.kde.org/System_Settings/File_Associations/en

http://linuxmint.com/

http://forums.opensuse.org/english/get-technical-help-here/applications/454287-applications-missing-kde-menu-file-associations-not-working.html

http://en.wikipedia.org/wiki/Java_Web_Start

Abraços e até a próxima.