jQuery.wysiwyg e o bug com o jQuery.validate

Boa noite pessoal,

Para quem usa o plugin jQuery.wysiwyg e se deparou com o problema de que o jQuery.validate não está passando pelo seu textarea que foi sobrescrito pelo jQuery.wysiwyg, saiba que existe uma alternativa marota para adicionar alguma validação ainda com o jQuery.validate.

Basicamente o jQuery.validate ignora a validação em campos ocultos ‘hidden’, logo como o jQuery.wysiwyg esconde o seu textarea sobre o editor rico a validação acaba furando. Uma alternativa é passar um argumento ignore ao construtor do jQuery.validate para aceitar os campos ocultos do formulário:

Desta forma irá funcionar caso o usuário tente submitar direto o formulário, mas caso ele preencha algum valor qualquer, o conteúdo do editor mesmo quando estiver vazio será ‘<p></p>‘ ou então um ‘<br/>‘…logo a validação irá quebrar.

Como alternativa nós podemos criar uma função para validar isto de maneira mais profunda e adicioná-la ao jQuery.validate:

Sem sofrer muito contornamos de maneira fácil esse problema, e diga-se de passagem um problema ‘bobo’. Acho que seria de grande valia um pull request lá no projeto para criar um método para retornar o valor do jQuery.wysiwyg em modo texto, igual ao jQuery.text().

Abraços e até a próxima pessoal.

Blog Javascript