Instalando a JDK fácilmente usando o update-alternatives

Instalando a JDK fácilmente usando o update-alternatives

Buenas pessoal,

Muito se escreve sobre instalar a JVM no linux, e centenas de pessoas literalmente criam um grande drama nisto, ou então, usam scripts que ~fazem tudo automagicamente~ ou então recorrem a usar repositórios não oficiais. Caso você não conheça update-alternatives, esse cara faz uma árvore de associações (links simbólicos) dentro do SO, fazendo os apontamentos aos comandos ou aplicações, mais ou menos como um controlador de rotas e rotas disponíveis, é um pouco confuso de explicar, caso queira ler tem uma boa referência aqui.

Bom, vamos começar fazendo o download da JDK lá na página da Oracle, optando pela versão no formato tar.gz disponibilizada lá acordo com a arquitetura do seu SO (32 ou 64 bits). Terminado o download do arquivo, mova o mesmo para o diretório ‘/usr/lib/jvm/’.

Agora descompacte o arquivo usando o tar:

Agora você possui uma pasta nomeada assim ‘jdk1.7.0_07’. Fique tranquilo, agora apena precisamos dizer ao sistema operacional para registrar os programas da JDK, para isto iremos utilizar o programa update-alternatives:

Feito! Agora apenas falta escolher qual versão estará em uso no seu linux, no caso do mesmo já possuir uma JDK ou JRE instalada como o OpenJDK no Ubuntu. Para isto basta usarmos o parâmetro –config do nosso conhecido update-alternatives:

Agora sim está pronto, para testar basta invocar o executável do Java:

Conclusão

Esta é uma forma bem simples de instalar sem sofrimentos e independente de distribuição.

Até a próxima.

Blog Linux