Windows 8 e o problema de 100% de uso do disco

Windows 8 e o problema de 100% de uso do disco

Há uma semana mais ou menos eu finalmente troquei o meu parceiro de quase 5 anos (Vostro 1520) de trabalho por um Inspirion 15R da Dell com ótimas configurações para performance e desempenho.

Depois de levar um banho de água fria por não conseguir instalar um unix nele devido à uma série de recursos ~modernos~ e M$ based, fui ~forçado~ a ficar por um tempo com o OS 8 do tio Bill, mas até aí isto não era um problema, sou um bom usuário  Windows e sei me virar bem tanto nele como nos ambientes unix habituais.

A partir da versão 7 do Windows, algumas mudanças foram introduzidas a fins de melhorar o gerenciamento e desempenho do OS colocando diversos processos em memória, mesmo que você não queira usar eles, uma espécie de pré-cache da vida. Ok!, sem problemas.

O porém aparece depois de alguns dias, quando você vai no gerenciador de tarefas e percebe que o seu HD está em 100% de atividade, mesmo não tendo nenhum processo ou programa em processamento pesado no momento. Depois de martelar um pouco no Google, achei a ~causa mortis~ deste problema.

Resolvendo essa bagaça

A solução do problema é relativamente simples,  você precisa acessar a tela de Informações do Sistema, para isto basta clicar com o botão esquerdo sobre o item ‘Meu Computador‘.

Informações do Sistema.

Clique em Configurações Avançadas do sistema, depois acesse a aba Avançado e depois clique no botão Configurações:

Propriedades do Sistema

Na tela que abrir você deverá novamente selecionar a aba Avançado e depois clicar no botão Alterar:

Opções de desempenho

Nesta ~nova tela~ você deverá desmarcar a opção Gerenciar automaticamente o arquivo de paginação de todas as unidades. Uma vez desmarcado irá habilitar o campo Sem arquivo de paginação, logo escolha ele!

Memória Virtual

Confirme as suas alterações e daí basta reiniciar o seu ~sistema operativo~ e ser feliz (ou não). Depois de reiniciado, se você configurou tudo corretamente o uso do disco deverá estar estabilizado conforme a imagem abaixo:

Gerenciador de Tarefas

Lembrando que este ~uso do disco~ é relativo aos processos que você tem em execução no seu Windows, mas se for uma instalação nova/recente o resultado será mais ou menos este.

Detalhe

Este meu notebook veio com 16GB de memória RAM, e por este detalhe não há nenhuma necessidade que querer paginar alguma informação no disco, mas se você tenha pouca memória RAM é legal que configure o tamanho do arquivo de paginação para uns 70% da sua memória RAM, exemplo:

4GB de RAM == 2.8GB +-

Blog Windows
  • Paulo Henrique Silva

    Não resolveu meu problema. Mas obrigado por compartilhar sua solução!

    • carlosspohr

      Bom dia Paulo,

      Se você tem o MySQL instalado, na inicialização do mesmo no Windows ele roda um full mysqlcheck com o parâmetro –auto-repair –all-databases, daí se você tem uns 9GB de bases de dados isto realmente se torna demorado.

      Outro detalhe que acabei não mencionando no post, é que o cara que trabalha comigo acabou trocando o seu HD Sata 3 por um SDD, daí como a sua taxa de transferência é umas 100 vezes maior, este problema do uso do disco fica transparente ao usuário.

      • Paulo Henrique Silva

        Cara, tenho o MySQL instalado na minha maquina, mas não utilizo e não tenho nenhuma base de dados rodando. De qualquer forma não utilizo, usei por causa da faculdade, vou excluir pra ver se melhora. Obrigado mais uma vez.

  • Pingback: Bug no Windows 8 faz o computador ficar com 100% do uso de disco rígido | TILT*()

  • Sarah Sorgato

    Tá e…é só um bug ou afeta em algo o desempenho mesmo?

    • carlosspohr

      Oi @sarahsorgato:disqus ,

      Pelo que vi não se trata de um bug ao pé da letra, acredito que a a Microsoft tenha levado em conta o uso de discos de alta velocidade como os SSD. Quando comparados a um mero disco SATA2 de 5200/7200 RPM chega a ser injusta a diferença na performance.

      Quando ao uso do disco, ele reflete isso de uma forma mais visível, uma vez porque talvez o tempo de escrita não acompanhe o que eles quisessem.

      Quanto ao desempenho, esse uso ~total~ do disco afeta sim, logo porque ele acaba usando em média 80% das pipes de escrita e leitura no disco, ou seja, pra abrir o simples bloco de notas pode demorar um bocado.

      Eu fiz as últimas atualizações aqui no meu Windows ‘Single Language Installation’ e se desfaço a configuração esse mesmo problema volta. Contornei alguns problemas quanto ao tempo de boot habilitando o recurso de ~desligar de verdade~ lá nas opções de energia.