Está estressado ? Que tal correr um pouco pra distrair :D

Buenas pessoal, esse post estréia a categoria Esportes aqui no blog, se vai se vai ser atualizada constantemente eu ainda não sei (verdade).

Quem não fica estressado hoje em dia (eu não gosto de usar esse termo mas é inevitável) ? Acho que todo mundo, pelo menos todo mundo que eu conheço volta e meia está cuspindo marimbondo por qualquer motivo, tanto no profissional como no pessoal…eu as vezes sou assim (admito isso :S ).

Um dia me falaram que eu precisava de alguma coisa pra liberar ou descarregar esse stress todo fazendo alguma atividade física ou então fazendo coisas que eu goste mas que não sejam referente a trabalho. Não tenho vídeo game, não sou muito fã de séries e o meu note já está ficando ‘velho’ para os jogos legais que estão saindo, o jeito foi experimentar correr.

Início

O meu começo foi padrão eu acredito, antes e depois do treino tinham os ‘minutinhos intermináveis’ de esteira, ainda me lembro….10 minutos antes pra esquentar e 20-30 minutos depois para queima e relaxamento muscular (exeto nos dias de treino de pernas).

Sempre achei intediante ficar na esteira feito um ratinho de gaiola e ficar vendo TV ou então vendo o pessoal na academia se matando. Não conseguia correr mais do que 5 km por tão chato que era.

Quando você está começando a correr, deve ficar atento a qualquer orientação que um instrutor lhe passe assim como qualquer problema físico como na coluna, articulações e joelhos principalmente devem ser levados em conta.

As primeiras sessões de esteira em que você se habitua em caminhar sobre ela, já de começo você pode ir fazendo pequenas corridas, aumentando de leve a velocidade e não reduzindo bruscamente na velocidade da mesma porque você pode ter alguma complicação devido ao elevado batimento cardíaco. Os seus primeiros ciclos de corrida irão variar entre 100 e 200 metros entre as caminhadas e sendo escalar conforme os dias de treino.

Quando você chegar em um ponto de 5-8km de autonomia na esteira é um bom ponto para você começar a brincar na ‘rua’.

Indo pra rua

No primeiro dia de corrida você irá sentir o ‘bak’ do esforço físico que você tem que aplicar na rua, uma vez porque a esteira lhe engana um pouco devido que tecnicamente você está ‘patinando’ em lugar, ou em outras palavras, você está apenas mexendo as pernas e a rua está passando sob você. Simples assim!

É bacana que nos primeiros dias você faça percursos curtos, 500-1.000 metros, uma vez porque você precisa ajustar o seu ritmo físico e cardíaco pra sair bem.

Não esqueça do alongamento, faça sempre!

O fator folêgo

Assim como na esteira, aqui você também precisa de preparo. Acho que a melhor forma de explicar é com esse vídeo aqui:

[youtube http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=INW5TUzHo0o]

Motivacional

Não queira correr feito louco ou então achar que isso é como um trabalho, nestas horas eu uso uma frase que o Robson Turcato falou um dia:

“Tem que ter tesão pelo trabalho, senão não rola.”

Aqui é a mesma coisa, corra quando tiver vontade, coloque uns fones de ouvido com a música que gosta e pegue caminhos diferentes e conheça lugares diferentes da sua cidade que você não conhece.

Ah, é um bom exercício para quem está querendo perder alguns quilinhos ;)

Abraços e boas corridas aí pessoal.