Resolvendo o problema com placas Broadcom BCM4312 no Linux Mint 12 x64

Resolvendo o problema com placas Broadcom BCM4312 no Linux Mint 12 x64

Bom dia a todos,

Para quem assim como eu estava se batendo para fazer funcionar a sua placa Wireless na versão 64 bits do Linux Mint 12 “Lisa”, aqui vai uma pequena receita de bolo para resolver este problema: Para ver se a sua placa é suportada pelos drivers b43* mande este comando:

Você terá uma saída mais ou menos como esta:

Agora vamos instalar o manager destes drivers legados:

Neste momento se você ver um erro como este:

“An unsupported BCM4312 Low-Power (LP-PHY) device was found.”

Instale este firmware para corrigí-lo:

Feito isso, basta dar um reboot e pronto, a sua placa Wireless deverá estar funcionando.

Mais informações

http://linuxwireless.org/en/users/Drivers/b43

https://help.ubuntu.com/community/WifiDocs/Driver/bcm43xx

http://www.linuxwireless.org/en/users/Drivers/b43#supported

Blog Linux
  • Anderson

    Como faço pra levantar esta mesma placa no debian 7 ?

    • carlosspohr

      Beleza Anderson,

      Eu acho que no Debian possa ser parecido, por mais que ele seja mais criterioso com os seus pacotes, mas acho que a solução é meio que a mesma.

      Tecnicamente você faz um upgrade de Kernel se necessário e depois atualiza os firmwares..no Ubuntu até a 11.10 era necessário, no Mint 14 (Nadia) não é mais preciso, o driver já funciona padrão.

  • Anderson

    No Mint 14 funcionou mesmo… Porém, no Debian 7 não estou conseguindo e estou usando o kernel 3.9. Já tentei todos os tutoriais que encontrei na internet, mas sem sucesso…

    • carlosspohr

      Tem que ver que o Debian é bem restrito quanto aos pacotes, talvez possa ser que não funcione pelos meios “normais”. Vou baixar ele pra ver como está…me lembro que foi meio traumática a vez que testei ele.

      • Anderson

        Realmente o Debian é um pouco diferente. Mas agora que eu consegui instalá-lo me pareceu melhor que os outros. Como disse já segui várias dicas e não deu certo. Queria começar do zero sem ter que instalar tudo de novo. Pode ser que nas tentativas a gente faça algo que depois atrapalha e fique “bloqueando” o funcionamento da placa. Obrigado pela atenção

        • carlosspohr

          uhmm, Se conseguir funcionar me passa a solução, incrementamos ou criamos uma postagem aqui, acredito que muita gente tenha este mesmo problemas com essas placas da Broadcom.

          Muito obrigado pelo feedback Anderson. Abraços cara.

          • Anderson

            Já instalou o Debian 7 ? Conseguiu fazer ? De onde você é ?

          • carlosspohr

            Emulei o CD 1 na VirtualBox e tudo funcionou corretamente, mas foda é que nela eu não consigo mudar o tipo da placa :/ teria que testar instalando no meu note mesmo.

            Vou baixar os 7 outros CDs pra ver se não pode ter algum com drivers adicionais, se bem que isso é mandatório do primeiro CD com certeza.

            Sou de Medianeira – Paraná : )

          • Anderson

            Eu instalei usando somente 1 DVD, dos três disponíveis. Depois segui os tutoriais que encontrei na internet, mas não funcionou… Será que pode ser falta de alguma coisa que está nos outros DVD’s ?

          • carlosspohr

            ¬¬ baixei e instalei os 3 DVDs no meu Vostro 1520 e também não consegui ativar a placa, sem contar que diversas teclas funcionais não ficaram corretas, como as teclas multimídia.

            O Debian é bem maduro mas vejo ele como um CentOS …seguram demais as versões como o Kernel 3.2.

            Vou voltar no meu Mint que sei que tudo funciona as mil maravilhas.

          • Anderson

            Se o Mint, em última análise, é derivado do Debian, deve haver um modo de “repetir” o que é feito naquele, neste. Estou usando o kernel 3.9. Acredito que não é uma questão de kernel…