Alterando o LAF no iReport

Bom dia pessoal,

Uma coisa que me incomodava em usar o iReport no Linux era o fato dele não aplicar o LAF correspondente do sistema, ou seja, ele iniciava usando o estilo padrão do Java..botões em azul, bordas estranhas, etc. Dando umas pesquisadas achei algumas referências de como poderia resolver esta questão, a primeira foi lendo na documentação do Swing do Java que eu poderia usar um arg padrão para isso, no caso o ‘swing.defaultlaf‘.

A partir daí eu dei uma procurada pra ver o modo de passar args na inicialização do iReport, então achei esse post falando sobre como passar os args no NetBeans. Como o iReport é embarcado dentro do NetBeans fechou, basicamente eu tinha que colocar isso na inicialização:

[bash]
–laf com.sun.java.swing.plaf.gtk.GTKLookAndFeel
[/bash]

Então, para embutir isso na inicialização do iReport eu modifiquei o arquivo ‘iReport-x.y.z/etc/ireport.conf’ e alterei o parâmetro ‘default_options’, deixando ele desta forma:

[bash]
default_options=”–branding ireport -J-Xms256m -J-Xmx512m  -J-Dorg.netbeans.ProxyClassLoader.level=1000 –laf com.sun.java.swing.plaf.gtk.GTKLookAndFeel”
[/bash]

Mais referências

http://wiki.netbeans.org/NBLookAndFeels

https://bbs.archlinux.org/viewtopic.php?id=72892