Windows 8 e o problema de 100% de uso do disco

Há uma semana mais ou menos eu finalmente troquei o meu parceiro de quase 5 anos (Vostro 1520) de trabalho por um Inspirion 15R da Dell com ótimas configurações para performance e desempenho.

Depois de levar um banho de água fria por não conseguir instalar um unix nele devido à uma série de recursos ~modernos~ e M$ based, fui ~forçado~ a ficar por um tempo com o OS 8 do tio Bill, mas até aí isto não era um problema, sou um bom usuário  Windows e sei me virar bem tanto nele como nos ambientes unix habituais.

A partir da versão 7 do Windows, algumas mudanças foram introduzidas a fins de melhorar o gerenciamento e desempenho do OS colocando diversos processos em memória, mesmo que você não queira usar eles, uma espécie de pré-cache da vida. Ok!, sem problemas.

O porém aparece depois de alguns dias, quando você vai no gerenciador de tarefas e percebe que o seu HD está em 100% de atividade, mesmo não tendo nenhum processo ou programa em processamento pesado no momento. Depois de martelar um pouco no Google, achei a ~causa mortis~ deste problema.

Resolvendo essa bagaça

A solução do problema é relativamente simples,  você precisa acessar a tela de Informações do Sistema, para isto basta clicar com o botão esquerdo sobre o item ‘Meu Computador‘.

Informações do Sistema.

Clique em Configurações Avançadas do sistema, depois acesse a aba Avançado e depois clique no botão Configurações:

Propriedades do Sistema

Na tela que abrir você deverá novamente selecionar a aba Avançado e depois clicar no botão Alterar:

Opções de desempenho

Nesta ~nova tela~ você deverá desmarcar a opção Gerenciar automaticamente o arquivo de paginação de todas as unidades. Uma vez desmarcado irá habilitar o campo Sem arquivo de paginação, logo escolha ele!

Memória Virtual

Confirme as suas alterações e daí basta reiniciar o seu ~sistema operativo~ e ser feliz (ou não). Depois de reiniciado, se você configurou tudo corretamente o uso do disco deverá estar estabilizado conforme a imagem abaixo:

Gerenciador de Tarefas

Lembrando que este ~uso do disco~ é relativo aos processos que você tem em execução no seu Windows, mas se for uma instalação nova/recente o resultado será mais ou menos este.

Detalhe

Este meu notebook veio com 16GB de memória RAM, e por este detalhe não há nenhuma necessidade que querer paginar alguma informação no disco, mas se você tenha pouca memória RAM é legal que configure o tamanho do arquivo de paginação para uns 70% da sua memória RAM, exemplo:

4GB de RAM == 2.8GB +-